Quando bate aquela vontade de mudar o visual, logo pensamos em fazer algo diferente no cabelo. Deixar os fios com toques de loiro, mas sem tingi-los por completo, é o que a maioria das mulheres procuram.
Leia também:
Cortes de cabelo para afinar o rosto
Estilo de cabelo ideal para cada signo
Tendência de cores de cabelo para o verão
Para esclarecer e facilitar a escolha de qual procedimento fazer, confira a diferença entre cada método e escolha o mais indicado para o efeito que você procura.
Diferenças entre os procedimentos de pintura
Luzes
Existem dois tipos de luzes: As que são feitas de papel ou de touca. As de papel deixam mechas mais marcadas, o espaço entre claro e escuro fica bem definido. As de touca são ideais para cabelos mais claros e uniformes.
Mechas
Com as mechas acontece o clareamento (descoloração) ou a coloração. Normalmente, os tons escolhidos contrastam com a cor predominante dos fios. As mechas são bem marcadas, feitas em regiões estratégicas para acentuar o rosto.
Reflexos
Os reflexos são mechas mais largas, feitas com papel alumínio. Sem o papel, pode manchar o resto do cabelo, pois a tinta escorre. O reflexo é muito parecido com a balayage, só muda a quantidade de cabelo.
Balayage
A balayage é uma técnica francesa de aplicação da tintura sem a utilização do papel, e é feita apenas na parte superior ou nas têmporas. Pode ser aplicada em mechas largas ou mais sutis, mas o efeito é geralmente mais suave, pois os destaques são mais escassos do que com uma técnica utilizando o papel alumínio. É uma ótima maneira de conseguir um cabelo mais natural, brilhante e descontraído. É mais fácil de manter também, uma vez que as raízes se misturam com o resto de seu cabelo à medida que crescem. Não é feita na cabeça inteira, só na parte superior ou nas têmporas.
Antes de optar pelo melhor método, converse com o seu cabeleireiro, considere seu tom de pele, tipo de cabelo e o efeito realmente esperado. Fios tingidos requerem cuidados especiais de hidratação. Além disso, sempre precisam de retoque.
Essa matéria está publicada na revista Maquiagem e penteados, Ed. 08, Ano 1 da Editora Minuano.