A caspa nada mais é do que a junção do excesso de oleosidade com a presença de fungos e bactérias no couro cabeludo. O oportunismo destes micro-organismos leva à inflamação e descamação da pele, por isso, o quadro tem o nome de dermatite seborreica. Este é um distúrbio crônico e que pode ser desencadeado por uma predisposição genética ou pela ação de agentes externos, como suor, umidade e até estresse emocional.
O que causa a caspa?
Tudo acontece quando há um funcionamento inadequado das glândulas sebáceas no couro cabeludo. “Essa alteração das glândulas faz com que a pele se renove em dias, enquanto o normal seria ter essa renovação uma vez por mês”, explica a dermatologista Bruna Falcone. A seguir, descubra o que pode servir de gatilho a dermatite seborreia.
Limpeza com efeito rebote
Assim como a falta de higiene e acúmulo de suor e oleosidade podem colaborar para o surgimento da caspa, o excesso de limpeza do couro cabeludo também pode ter o mesmo efeito. O hábito de lavar demais a cabeça faz com que o organismo compense a remoção da oleosidade natural produzindo mais sebo capilar.
O ideal é apostar na lavagem em dias alternados e também não exagerar no uso de produtos antirresíduos. “A falta de higiene não é necessariamente o agente causador da caspa”, é o que defende a dermatologista Solange Cardoso, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), na UERJ.
Lavar a cabeça todo dia piora?
A especialista em dermatologia Mônica Linhares explica que não há uma regra a ser seguida. “Mas muitas doenças capilares como a caspa e a dermatite seborréica, entre outras, podem ser oriundas do excesso de lavagens”, explica. Ela acredita que pessoas que apresentam dermatite seborreica devem evitar a lavagem diária dos cabelos, pois ela estimula ainda mais a produção de oleosidade.
Os shampoos anti-caspa ajudam a controlar a dermatite seborreica. Suas fórmulas foram desenvolvidas para conter agentes esfoliantes que auxiliam na remoção da pele que escama por excesso de oleosidade e também possuem substancias anti-inflamatórias que ajudam no alívio da coceira.
Tratamento contra caspa
- Vinagre de maçã para caspa: é verdade que funciona?
- Mel no shampoo para tratar caspa: dermatologista ensina
- Limão contra caspa: saiba se a fruta realmente ajuda