Cravos são sempre um incômodo no visual, na hora de uniformizar a pele antes da maquiagem ou de fazer aquela selfie mais de perto. No entanto, pior ainda que os comedões em si, são os machucadinhos e manchas cometidas pela remoção indevida dos cravos. Na ânsia de se livrar dos organismos oportunistas, há quem contraia marcas e cicatrizes definitivas. A seguir, veja o que não fazer para evitar as marquinhas.
Como evitar manchas ao tirar cravos
Não espere até que o organismo inoportuno apareça para começar com a prevenção. É muito mais eficaz estar um passo à frente da acne através da aplicação de produtos para controlar a oleosidade e acúmulo de resíduos e secreções sebáceas.
Na hora de extrair…
- Por mais limpa que esteja sua mão, ela contém bactérias, principalmente embaixo das unhas. Dedos não foram feitos para remover cravos, existem acessórios específicos para isso.
- Ainda que se desconsidere o risco de inflamação no local, as unhas grandes são as maiores causadoras de lesões e marcas no rosto ao se espremer um cravo ou espinha. E claro que, mesmo as unhas curtas, se você apertá-las contra a pele com força, também podem machucar seu rosto e, assim, manchá-lo.
- Quando você aperta e tenta extrair um cravo, você pode estar empurrando ainda mais profundamente bactérias e outros microorganismos para dentro da pele, causando inchaço e irritação, além de cicatrizes vermelhas ou marrons. Às vezes, essas manchas podem levar meses para desaparecer ou se tornam marcas permanentes.
Dicas para uma pele ótima