Já ouviu dizer que passar esmalte escuro fortalece a unha, ou que faz com que elas cresçam mais rápido? Principalmente as pessoas com as unhas um pouco mais fracas, ou quem quer deixa-las mais compridas e não consegue, já deve ter recebido o conselho de abdicar do clarinho por um tempo, passando cores mais escuras, com a promessa de que as unhas vão crescer mais rápido. Será que é verdade?
Leia também:
21 truques para fazer as unhas em casa que vão mudar sua vida
4 passos simples para que a unha cresça sem quebrar
Formato das unhas: saiba como escolher o melhor para você
Esmalte escuro cresce a unha ?

De acordo com a dermatologista Samantha Enande, esmalte escuro não fortalece as unhas e nem faz elas crescerem mais rapidamente. “É um mito. A cor não faz com que o esmalte tenha alguma propriedade especial que fortaleça as unhas”, explica a médica.
De acordo com ela, o que normalmente acontece é um efeito de caráter psicológico, que dá a impressão de que o esmalte escuro deixa as unhas mais fortes. “Para quem vive com as unhas na boca, ou rói, ter as unhas feitas, bonitas, pintadas de uma cor escura, pode inibir que a pessoa fique mexendo ali com tanta frequência, o que, de fato, pode ajudar no crescimento”.
Como fazer as unhas crescerem?
Samantha diz que o que faz as unhas crescerem são nutrientes e vitaminas, como a queratina, a biotina, a cisteína e a cistina – e não a cor do esmalte. A médica esclarece que normalmente é feito um exame de sangue para verificar qual a carência e a deficiência das unhas. Produtos químicos, stress e uma dieta muito rígida também podem enfraquecê-las. Algumas doenças crônicas são outras causas para a perda de nutrientes.
A dermatologista explica que micro-traumas também costumam dificultar o crescimento. “Um exemplo de micro-trauma é quando a pessoa fica batendo com a ponta da unha na mesa”, diz ela.

O tratamento para unhas fracas pode ser feito com bases enriquecidas com nutrientes e vitaminas. “Costuma resolver em 80% dos casos”, informa Samantha. Segundo ela, não adianta procurar esses ingredientes nos esmaltes, já que eles só estarão presentes na quantidade correta em uma base manipulada.
Outras opções de tratamento são a suplementação via oral ou mesmo a prescrição de um cardápio com alimentos que tenham, em suas composições, as substâncias responsáveis pelo crescimento da unha. Consulte seu dermatologista para checar a causa da fraqueza; ele vai indicar o melhor tratamento para você.
O que deixa as unhas fracas?
De acordo com Samantha, as unhas respiram com ou sem esmalte, e ficar muito tempo com o mesmo não prejudica a saúde delas. “Você pode tirar o esmalte e já aplicar outro na sequência. Não há problema quanto a isso”, esclarece. O que pode, sim, deixar a unha mais fraca é o uso de acetona. “Ela incomoda a cutícula e mancha a unha, porque é um produto muito forte e agressivo. É melhor optar por removedores sem acetona”.