Você realizou o sonho de ser dona de uma cabeleira lisa e linda por meio da escova progressiva? Parabéns! Mas chegou a hora de redobrar os cuidados com os cabelos, afinal o tratamento químico agride os fios profundamente. Conheça o segredo do sucesso, para você desfilar por aí cada vez mais bela… E lisa!
O cabeleireiro carioca Gilberto Moraes, responsável pelas belas madeixas de Vera Fischer, lembra da importância de apenas submeter-se à escova progressiva feita com produtos aprovados pela Vigilância Sanitária. “Como em qualquer química, o teste de sensibilidade é aconselhado. Basta colocar uma pequena quantidade do produto atrás da orelha e aguardar durante quinze minutos. Se houver irritação, melhor não fazer”, explica.
Seguidos os adequados procedimentos preparatórios, como cuidar dos “novos” cabelos? Nos primeiros dias, não prenda os fios para evitar marcas. Fuja de elásticos (mesmo os revestidos em tecido), grampos e presilhas de metal. Evite até mesmo fazer charme colocando as madeixas atrás das orelhas.
Na manutenção da escova progressiva, a lavagem deve ser suave, com preferência pelos shampoos sem sal
Dependendo do tipo de escova que você realizou, os cabeleireiros aconselham aguardar 48 horas para fazer a primeira lavagem. Converse com o profissional para não comprometer o resultado. “Na manutenção da escova progressiva, a lavagem deve ser suave, com preferência pelos shampoos sem sal”, indica Silvano Mendes dos Santos, hairstylist do Sollievo – Spazio di Bellezza, em São Paulo. Ele contra-indica especialmente o uso de shampoos anti-resíduos.
A terapeuta capilar Marta Camelo, do Instituto de Beleza Sônia Nesi (RJ), recomenda um shampoo com pH levemente ácido (entre 4,5 e 5,5), já que, segundo ela, os produtos alcalinos abrem as escamas, provocando atrito com o produto usado no tratamento. Gilberto Moraes ainda desmistifica a questão da lavagem diária. “Pode lavar a cabeça diariamente, sim. A queratina usada na escova progressiva vai sendo expelida pelos fios com o passar do tempo e isso não tem nada a ver com a lavagem”, explica.
Para Marta Camelo, um dos primeiros passos para a manutenção do tratamento é a nutrição, que trabalha a maleabilidade dos fios e sela as cutículas capilares.