Ainda que a aparência dos poros mude com a idade, seu tamanho é definido por herança genética. Por isso, não há nenhuma técnica ou produto que possa mudar essa fisiologia. O que se sabe porém, é que, além da influência dos genes, outros fatores hormonais e de oleosidade da pele, a abertura desses micro-orifícios tende a piorar com a idade. Descubra, então, como tentar minimizar essa dilatação dos poros.
Como disfarçar a aparência dos poros?
O rosto tem cerca de 300 mil poros que, com o passar dos anos, infelizmente tendem a ficar cada vez mais evidentes. Tudo por causa da perda de colágeno e flacidez, que acentua ainda mais a aparência dos furinhos.
Porém, mesmo que você não consiga alterar características da sua pele, é possível adotar alguns hábitos e truques que podem ajudar a disfarçar a sua aparência.
Um dos grandes catalisadores da dilatação dos poros é a intensa atividade das glândulas sebáceas. Todo esse excesso de oleosidade produzida também é eliminada pelo canal folicular. Por isso, limpeza adequada, esfoliação e hidratação com nutrientes são importantes para manter a saúde dos poros e sua função ideal.
Evite fórmulas com álcool
Nesse sentido, há um truque infalível para ajudar a minimizar a oleosidade da pele e consequente dilatação dos poros. Para começar, abandone todos os produtos com álcool.
Tônicos adstringentes e demaquilantes com álcool na composição oferecem uma sensação de limpeza errada. Além de limpar, o álcool também destrói a barreira natural de proteção da pele, causando ressecamento.
Como a pele é um dos órgãos mais adaptados do corpo, ela compensa com efeito rebote. Quando desengordurada mais que o necessário, o tecido incrementa a produção de oleosidade extra. Assim, o resultado é excesso de gordura acumulada e mais risco de poros dilatados.
Pele
- Espinha interna: como tirar? Dermatologista ensina
- Conheça: Alimentos que ajudam na cicatrização da pele
- Piovani tem fibrose após gestação: entenda o problema