Hidroquinona para clarear axila e virilha pode queimar e manchar a pele

O uso de hidroquinona para clarear a pele é uma indicação relativamente comum dos dermatologistas: a substância age nas células que produzem melanina – o pigmento da pele – e pode suavizar manchas e pintas. O problema é que muita gente vem fazendo uma utilização bastante perigosa desse produto na virilha e axila . Conversamos com o dermatologista Alberto Cordeiro para esclarecer os riscos desse procedimento.

Leia também:
Máscara caseira garante a hidratação da pele normal
Tudo sobre Bepantol para hidratar pele, cabelo, axila…
Acorde com uma pele impecável com 6 cuidados antes de dormir

Hidroquinona clareia axila e virilha?

Atrito constante, roupas apertadas, transpiração, pouca ventilação, remoção frequente de pelos, exposição ao sol sem protetor solar… São muitos os fatores que causam axila e virilha escuras: ambos os locais têm a pele fina e delicada, facilmente irritável, fazendo com que esse probleminha seja comum a muitas mulheres.

Como foi dito, a hidroquinona pode ajudar a clarear a pele se usada de maneira segura. Mas, na virilha e na axila, ela definitivamente não é a melhor indicação.

“A hidroquinona é um ácido de ação bem potente. Se aplicada na axila e na virilha, ela se torna ainda mais potente, porque esses locais são áreas de dobra. No caso da axila, por exemplo, o atrito da pele do braço com o tórax aumentam a absorção da hidroquinona, fazendo com que ela seja ainda mais irritante”, explica Cordeiro.

Riscos do produto

De acordo com o médico, caso a pessoa aplique hidroquinona na virilha e na axila, ela pode vir a sentir uma sensação muito forte de queimação no local, que fica muito avermelhado e dolorido. “A sensação é de uma pele em “carne viva”, como se estivesse realmente queimada. A pele perde toda aquela camada superficial”, detalha. Claro que a pessoa pode vir a não desenvolver a irritação, mas o melhor é não arriscar.

Além disso, o uso do ácido para clarear virilha e axila pode ter o efeito contrário e escurecer ainda mais essas regiões. “Qualquer irritação em uma pele predisposta a desenvolver manchas pode favorecer a piora do quadro. A pele fica mais irritada, e pode haver o que chamamos de efeito rebote, processo em que, com a agressão ao local, a pigmentação é ainda mais estimulada e a virilha ou a axila acabam mais escuras do que já estavam”, esclarece Cordeiro.

Em peles negras, o cuidado deve ser redobrado. “Pode haver uma condição que chamamos de hipocromia salpicada: são pequenas bolinhas brancas que aparecem no local de aplicação da hidroquinona”, diz. Ele explica que as peles negras possuem mais melanócitos, que são as células produtoras de pigmento. O objetivo da hidroquinona é agir nesse melanócito e fazer com que ele produza menos melanina, e nas peles negras isso pode se manifestar na forma dessas manchas brancas.

Como clarear virilha e axila?

O dermatologista desaconselha o tratamento com hidroquinona e prefere usar outros ácidos, como o glicólico e o fítico, além do belides. “São compostos bem mais suaves e que podem fazer um clareamento mais seguro na região da virilha e da axila”, explica.

Cuidados como usar a lâmina sempre com algum sabonete ou creme, tratar a proliferação de fungos – se houver – com cremes específicos, evitar o sol no dia seguinte à depilação com cera, além de sempre proteger a região com filtro solar são alguns dos cuidados que podem ser tomados para prevenir o escurecimento ou evitar que ele piore. Deixar a região o mais ventilada possível é também importante, e existem receitas caseiras para clarear a virilha que podem ajudar a minimizar o aspecto.