Manchas vermelhas no rosto podem ser rosácea, dermatite e mais 2 condições

por | maio 30, 2019 | Beleza

Além de provocar desconfortos estéticos, manchas vermelhas que aparecem no rosto precisam ser avaliadas por um profissional de saúde e não apenas disfarçadas com maquiagem, já que podem indicar uma grande variedade de problemas de pele que exigem tratamentos específicos.

Mancha vermelha no rosto: o que pode ser

Rosácea

Caracterizada por manchas vermelhas na pele, principalmente nas regiões da bochecha, nariz, testa e queixo, a doença de pele, segundo Letícia Sabo Müller, dermatologista clínica, cirúrgica e estética da clínica Vivid, tem maior incidência em mulheres e pessoas de pele clara. Além dar marcas, lesões semelhantes a acne, edema e sensação de ardor e queimação são outros sintomas de rosácea.

Dermatite seborreica

Manchas vermelhas no rosto, especialmente nas áreas das sobrancelhas e cantos do nariz podem ser causadas por dermatite seborreica. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a condição consiste em inflamação na pele de caráter crônico, com períodos de piora e melhora dos sintomas. As regiões das orelhas e do couro cabeludo também costumam ser afetadas pela doença.

Dermatite de contato

Outra condição que também pode provocar o surgimento de manchas vermelhas no rosto é a dermatite de contato, uma alergia que, no caso da face, pode ser ocasionada pelo uso de maquiagem e outros cosméticos. Além das marcas avermelhadas é comum ainda notar pequenas bolinhas ou coceira na região.

iStock

Dermatite atópica

A inflamação de pele é caracterizada por lesões avermelhadas que coçam bastante e, às vezes, descamam. A condição pode se manifestar em qualquer idade, mas é mais comum entre bebês. Segundo a dermatologista Dra. Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as manchas vermelhas costumam aparecer mais no rosto, no couro cabeludo, no pescoço, face interna dos cotovelos, atrás dos joelhos e nas nádegas.

Rosácea e dermatite