Apesar de dormir de lado ser perfeitamente saudável para uma postura adequada segundo ortopedistas, a saúde da pele pode ser prejudicada.
Dormir de lado pode causar rugas
Se você dorme nessa posição, não é incomum acordar com o rosto amassado devido à pressão causada entre a face e o travesseiro. A informação foi dada pela dermatologista dermatologista Priscilla Pereira em seu Instagram oficial.
Mas o que parece inofensivo e tende a sumir ao longo do dia, pode causar vincos mais profundos e até mesmo as rugas quando o atrito da derme é constante. Por isso, o ideal é deixar de dormir com a pele encostada no travesseiro.
Optar por deitar de barriga para cima evitará a posição que normalmente é a responsável pelas marcas no rosto. Esta escolha ajudará a prevenir também o surgimento do bigode chinês, pés-de-galinha, rugas na testa e entre o nariz e o lábio superior.
Até mesmo a região do colo pode sofrer com as marcas da roupa de cama, principalmente em mulheres com mais de 30 anos.

Tecido da fronha também interfere
Além da posição para dormir, a escolha da fronha pode ajudar. Normalmente, as de algodão tendem a ser mais duras e fáceis de amassar. Já as feitas de cetim ou seda são mais maleáveis e costumam não deixar marcas em quem dorme sobre elas.
Quem já tem rugas do sono e se incomoda com elas não precisa se preocupar. Existem várias opções de procedimento, como o preenchimento com ácido hialurônico, radiofrequência, microagulhamento ou lasers fracionados, que podem aliviá-las.