Não comedogênico? Entenda de vez como funcionam esses cosméticos em sua pele

Cosméticos não comedodênicos são, em geral, destinados à pele e prometem não bloquear os poros, evitando a formação de comedões e acne. Os produtos não-comedogênicos de limpeza e hidratação são especialmente formulados para a pele propensa à oleosidade, principalmente a pele oleosa e a mista.

O que são produtos não comedogênicos?

O “não-comedogênico” é um termo aplicado a óleos, loções e cremes para a pele que não “bloqueiam” ou obstruem os poros. Para um produto ser considerado não-comedogênico os ingredientes de sua composição não devem causar a obstrução dos poros da pele. O termo também é usado em produtos de maquiagem, como bases e corretivos.

A ideia é que, ao usar loções que são não comedogênicas, por não bloquearem os poros, eles irão reduzir a incidência de cravos e espinhas. Porém, é importante lembrar que inúmeros fatores podem desempenhar um papel na formação de pontos negros e acne.

Um potencial fator é o excesso de oleosidade que leva ao entupimento das glândulas sebáceas e estimula a formação de espinhas. Quando o seu corpo produz excesso de sebo, pode se combinar com células mortas da pele e, às vezes, bactérias ajudando a entupir os poros. O resultado seré uma espinha ou um comedo.

Faz sentido que os poros obstruídos produzam mais acne, principalmente, se a pele é propensa à oleosidade. No entanto, existem outras causas para acne, tal como a presença de um elevado número de bactérias sobre a pele. Nesses casos, utilizar um produto não-comedogênico não irá reduzir significativamente o surgimento de espinhas.

Cicatriz no rosto de acne: 7 jeitos de melhorar a aparência