Parar de usar shampoo: entenda os riscos, benefícios e consequências

Pode soar inacreditável, mas, de uns tempos para cá, o shampoo parece ter sido escolhido para o posto de novo vilão quando o assunto é cabelo, acusado de ressecar os fios e fazer com que eles percam importantes nutrientes produzidos naturalmente. Será mesmo? Adriana Marques, terapeuta capilar e colorista do Leela Beauty Bar & Hair Spa, localizado no Itaim Bibi, em São Paulo, responde agora as dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

Leia mais:
Novo shampoo seco promete dar volume aos fios em instantes
Shampoo desamarelador ajuda a manter os fios loiros e bonitos
Shampoo de erva-doce promete deixar os fios mais bonitos na TPM

Lavar os cabelos todos os dias faz mal? Por quê?

No meu ponto de vista, não há uma regra quanto a isso. Minha indicação é lavar os cabelos alternando os dias ou a cada dois dias, para que não haja ressecamento da fibra capilar. No entanto, existem pessoas que, por praticarem atividades físicas ou não, suam demais ou têm o couro cabeludo muito oleoso. Isso sem falar de quem usa boné, gel, spray ou leave-in diariamente. Há também os que simplesmente se incomodam e sentem essa necessidade. O que definitivamente não é recomendado é lavar os cabelos mais de uma vez por dia, porque pode provocar problemas no couro e na fibra capilar.

É recomendável deixar de lavar os cabelos com shampoo? Por quê?

Não. Ainda não foi desenvolvido algo tão eficiente quanto o shampoo para obter uma boa higienização da fibra capilar e do couro cabeludo, além de remover o acúmulo de resíduos trazidos pela poluição e, até mesmo, beneficiar o equilíbrio do PH.

Como compensar a ausência do shampoo?

Existem shampoos a seco que foram desenvolvidos para uma limpeza instantânea e superficial. São aplicados para absorver a oleosidade e dar um aspecto mais solto do cabelo. Claro que o shampoo a seco não substitui a boa e velha lavagem, mesmo porque, se usado continuamente, o bulbo capilar vai sendo obstruído. É indicado apenas naquelas ocasiões em que não há tempo para lavar e secar.

Shampoo sem sal ajuda ou atrapalha?

O sal usado na formulação de um shampoo não é o sal que utilizamos na culinária, mas sim o cloreto de sódio, cuja função é dar viscosidade e agir como espessante para dar consistência ao produto e, quando não utilizado, é substituído por uma substância equivalente. O cloreto de sódio não tem capacidade de alterar qualquer química. É ilusório acreditar que um shampoo sem cloreto de sódio seja melhor ou pior.

O que de fato significa PH neutro e PH alto? Como eles agem?

PH é uma sigla que significa potencial hidrogeniônico e indica acidez, neutralidade ou alcalinidade. O PH do cabelo deve ser mantido sempre ácido, logo, o ideal é utilizar um shampoo com PH entre 3,5 e 4,5, para selar as cutículas dos fios e manter sua hidratação e nutrientes, sendo importantes para a manutenção diária e para potencializar os tratamentos reconstrutivos realizados por profissionais hairstylist e terapeutas capilares para devolver proteínas, aminoácidos, lipídios e outros nutrientes aos fios. Para se ter uma ideia, em procedimentos químicos como alisamentos, colorações e clareamentos, o PH do cabelo pode subir de 7,1 a 14, ficando mais alcalino,  o que deixa as cutículas abertas, porosas e muito frágeis.