Pepino diminui olheiras MESMO – mas, há um jeito certo de usar; médica ensina

A receita é básica: cortar duas rodelas de pepino e colocar sobre os olhos por alguns minutinhos elimina, sim, as olheiras causadas por uma noite mal dormida ou cansaço acumulado.  O que você não sabe é que, para a receita da vovó dar certo, é preciso deixar o pepino por um determinado tempo, a fim de melhorar a circulação da área, diminuir o inchaço e o aspecto cansado da pele.

Leia também:
6 cuidados antes de dormir para pele impecável
Dicas caseiras contra olheiras
Gelo ajuda a aliviar as olheiras

Pepino das olheiras: por que funciona?

Além de acalmar a pele por, geralmente, estar geladinho, o pepino possui componentes hidratantes e que melhoram a elasticidade da pele da área dos olhos.

“O pepino tem vitamina A, que age como hidratante, além de selênio e manganês, que são antirradicais livres”, explica a dermatologista Mônica Aribi.

Outro elemento que turbina a atuação do pepino nas olheiras é a vitamina E, um fortalecedor de fibras elásticas.

Shutterstock

Quanto tempo deixar? 

A médica explica que o ideal é ficar com os pepinos sobre os olhos por 30 minutos. Escolha, portanto, um ambiente calmo em que possa se deitar e permanecer sem se mexer por alguns instantes.

Receitas caseiras para reduzir olheiras 

Fazer compressas com chá de camomila ou com soro fisiológico são outras receitas caseiras que amenizam as olheiras.  Mas, há também o jeito correto de fazer o uso desses produtos.

A especialista indica que o chá de camomila seja feito com a própria planta, pois “os de saquinhos contêm conservantes”. Já o soro fisiológico, facilmente encontrado em farmácias, deve ser do tipo estéril.

“Como vão ser colocados em contato com os olhos, os ingredientes devem estar livre de contaminação”.