Muitas mulheres apresentam falhas nas sobrancelhas, geralmente por arrancarem os pelinhos de forma errada. Outras acham uma verdadeira chatice se maquiar todos os dias de manhã e queriam poder acordar prontas todos os dias. A solução para os dois casos pode ser a mesma: maquiagem definitiva.
Leia também:
Livre-se das olheiras: 5 tratamentos que funcionam
Corretivo colorido: aprenda a usar cores para corrigir imperfeições
A maquiagem definitiva é feita geralmente nas sobrancelhas, para redesenhá-la e corrigir falhas, e nos olhos e lábios, para definir o contorno.
A técnica utilizada chama-se micropigmentação e tem o objetivo de corrigir pequenas imperfeições e melhorar a aparência, deixando-a com um aspecto natural. As agulhas e as tintas utilizadas na maquiagem definitiva são praticamente as mesmas usadas pelos tatuadores, mas em uma versão menos agressiva.
Com a maquiagem definitiva é feita?
Primeiro, o maquiador contorna a área escolhida com ajuda de um lápis. O desenho, principalmente da sobrancelha, deve acompanhar as nuances do rosto para não ficar artificial. Depois de aprovado, o profissional introduz os pigmentos na pele e a cor utilizada é sempre a mais próxima do tom natural da mulher.
O local fica um pouco inchado e a maquiagem bem forte nos primeiros dias após o procedimento. Retoques são necessários após um mês e a cada dois anos.
Prós e contras
A maquiagem definitiva, quando bem feita, ressalta a beleza natural da mulher, pois deixa o rosto mais expressivo, além de disfarçar imperfeições. Ela dá um visual incrível quando feita na sobrancelha, já que redefine a moldura dos olhos.
A principal desvantagem certamente é o risco de não gostar do resultado. Isso geralmente acontece quando o profissional não usa pigmentos de boa qualidade, pois estes desbotam com facilidade e podem adquirir tons azulados ou alaranjados.
É possível remover a maquiagem definitiva com a ajuda de um laser, mas as sessões são um pouco dolorosas e não garantem que o pigmento suma 100%.
Antes de fazer a maquiagem definitiva, o mais importante é procurar um profissional qualificado. Peça para ver trabalhos anteriores do maquiador escolhido e ouça a opinião de quem já passou pelas mãos (e tintas) dele.