Tratamentos para rachaduras nos pés podem ajudar muita gente a se livrar da pele áspera e descamada. Porém, nem todas as fórmulas realmente funcionam. De acordo com a dermatologista Mayra Tosta Lima Clemente, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é preciso estar atento aos produtos que compõem os remédios e cremes caseiros, além dos motivos que provocaram o ressecamento da região.
As fissuras nos pés podem ser causadas pela falta de hidratação no local ou por doenças como hipotireoidismo e diabetes, o que aumenta a necessidade de procurar um especialista que informará o diagnóstico e o tratamento mais adequado. Porém, há quem opte por receitas caseiras com água oxigenada, vinagre e até mesmo enxaguante bucal. Porém, algumas delas podem agravar ainda mais as fissuras e causar alergias perigosas.
Causas
As fendas nos pés são causadas por sobrepeso ou ressecamento da região. Confira os principais fatores que contribuem para o problema:
- Lixar os pés com frequência é ruim, já quo processo remove as células mortas e provoca um efeito rebote do organismo, que compensa produzindo uma camada ainda mais grossa e ressecada de pele, o que resulta nos machucados. Caso sinta necessidade, aposte em um passo a passo para acabar com a pele seca sem lixar.
- Outro fator é o sobrepeso e a obesidade, que sobrecarrega o peso e pressiona a base do corpo, deixando a pele mais frágil.
- Também pode ser um sintoma de doenças como diabetes, hipotireodismo, psoriase, micose e insuficiência vascular. Segundo a dermatologista Mayra Clemente, alguns sinais diferenciam o secura comum do quadro causado por doenças. “É preciso observar se a dor ocorre em apenas um pé e se é acompanhada por bolhas ou descamação intensa. Outro indício que pode indicar alguma infecção é quando as fissuras não começam pela região dos calcanhares e não são acompanhadas de ressecamento prévio”, explica.
- Andar descalço é uma das atitudes que contribuem para rachaduras nos pés. O costume causa atrito entre o chão e a cutis e ainda pode facilitar o contato com substâncias danosas para a pele, como alguns produtos de limpeza.
- O uso excessivo de calçados abertos que não absorvem impacto, como chinelos e sandálias, são outra causa para as rachaduras.
- O desequilíbrio com ácido úrico no organismo também pode ser responsável pelo problema. Assim, a melhor alternativa é procurar um médico que fará o diagnóstico correto.
Como evitar
Hidratar os pés é o principal segredo para prevenir o aparecimento das fissuras, já que o processo mantém a elasticidade necessária para manter a pele saudável.
Além disso, conforme citado anteriormente, o hábito de lixar os pés deve ser esquecido, pois retira uma camada da pele e provoca um efeito rebote no organismo, aumentando a espessura do órgão e deixando-o ressecado, o que facilita a criação de fendas.
Evitar andar descalço é outro ponto importante, já que a falta de um solado adequado deixa o pé exposto diretamente ao ambiente, o que contribui com a secura.
Como curar?
É preciso consultar um dermatologista para determinar se as fendas foram desencadeadas por alguma doença e assim tratar a origem do problema. Caso não exista relação, o tratamento para as lesões consiste em hidratar os pés para evitar o ressecamento e fechar a ferida.
Rachadura nos pés com sangramento merecem ainda mais atenção, pois estas fissuras profundas provocam dor e são uma porta de entrada para bactérias que podem agravar o caso. Portanto, é imprescindível procurar um médico para curar a complicação.
Qual o melhor creme?

A dermatologista Mayra Clemente indica usar cremes com substâncias umectantes, que hidratam por meio da atração da água do corpo para a pele, como vaselina, ureia, lanolina, alatoína e óleo de amêndoas na versão cold cream, que hidrata intensamente a cutis.
Remédio caseiro para rachadura nos pés
Com água oxigenada
A dermatologista Mayra Tosta Lima Clemente não indica o uso, já que a água oxigenada não possui ação hidratante, necessária para acabar com as rachaduras no calcanhar. Além disso, a substância pode atrapalhar o processo de recuperação da pele, já que resseca e atrapalha a cicatrização.
Com bicarbonato
Segundo a especialista, o bicarbonato de sódio tem o poder de deixar o PH da pele básico, o que pode evitar uma complicação secundária, como uma infecção cutânea. Porém, o produto não tem ação hidratante e não ajuda a recuperar e prevenir as lesões.
Com vinagre
O ácido acético desta substância pode acarretar em dermatites de contato, ou seja, alergias de pele que pioram ainda mais as lesões.
Com creme dental
O uso de pasta de dente é contraindicado pela doutora Mayra Clemente. De acordo com ela, as substâncias da bisnaga podem irritar ainda mais a pele e causar alergias, piorando as fissuras.
Com Listerine
A receita com listerine para rachaduras nos pés não é indicada por especialistas. O enxaguante bucal é caustico, ou seja, causa corrosão, machucando ainda mais a derme. De acordo com o dermatologista Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o uso do produto pode aparentar uma melhora inicial, mas é algo enganoso, já que piora as fissuras e causar alergias.
Com vaselina
Assim como o bepantol, a vaselina tem poder hidratante capaz de devolver a elasticidade para a pele. Pode ser usada várias vezes ao dia, mas é recomendado passar o produto antes de dormir, pois é escorregadio e pode causar acidentes durante as atividades do dia.
Com glicerina
A hidratação com glicerina ajuda a tratar e prevenir a pele ressecada. Umectante, a substância acalma e atrai água para a pele, restaurando sua elasticidade. A aplicação é simples e consiste em misturar um copo de glicerina líquida com 3 copos de água em um frasco e passar antes de dormir. De acordo com a dermatologista Mayra Tosta Lima Clemente, a substância também pode ser utilizada em fórmulas manipuladas e cremes indicados por um especialista.
Creme caseiro para rachadura nos pés

A especialista indica um potente remédio caseiro para rachadura nos pés:
Ingredientes
- 200 ml de óleo de amêndoas doce
- Uma bisnaga de despantenol creme (conhecido comercialmente como bepantol)
- Creme hidratante com ureia na composição
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes em um frasco limpo e com tampa, que não tenha sido utilizado anteriormente, e passe antes de dormir. Para evitar manchas, espere secar antes de ter contato com tecidos como lençóis e meias.
Como tratar pele seca
- Receitas caseiras para qualquer tipo de pele: da seca à oleosa
- Dermatologista dá dicas para evitar ressecamento da pele
- Acabar com a pele seca nas pernas inclui alimentação e hidratação