A depilação com lâmina ainda é um assunto controverso, embora muito comum na vida das mulheres. Embora seja um método muito prático para eliminar os pelos, ainda é condenado por muitas pessoas por ser mais agressivo e ter resultado superficial. No entanto, o jornal britânico Daily Mail causou polêmica recentemente ao defender o uso da lâmina para depilar o rosto, afirmando que o hábito é saudável e, inclusive, ajuda a retardar o envelhecimento da pele.
Leia também:
Depilação íntima total pode causar algum problema de saúde? Ginecologista alerta sobre riscos
Mancha de depilação sai: dicas para eliminar e evitar
Depilação profissional: descubra o método ideal para você

“Barbear o rosto ajuda a retardar o envelhecimento porque a lâmina estimula a produção de colágeno, o que diminui as rugas. Sempre que ocorre um trauma na pele, o colágeno é produzido para ajudar na renovação celular”, afirmou ao jornal o dermatologista Michael Prager, que tem uma clínica de estética na Inglaterra.
Pouco depois, outro jornal britânico, o The Guardian, rebateu as afirmações. “Os hormônios masculinos engrossam a pele, dão maior densidade de colágeno e aumentam a produção de sebo, é por isso que eles envelhecem mais devagar. A questão da depilação é totalmente sem noção”, disse a editora de beleza do veículo, Anita Bhagwandas.
raspar-o-rosto-com-lamina-faz-mal-2_1.jpg
raspar-o-rosto-com-lamina-faz-mal-2_1.jpg
Depilar rosto com gilette: o que dizem os dermatologistas brasileiros
Para a Dra. Carolina Marçon, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, depilar o rosto da mulher com lâmina também não faz sentido e pode trazer riscos à pele. “A lâmina é agressiva à pele do rosto, que já é delicada, e pode acabar criando pequenos ferimentos”, afirma.
De acordo com a dermatologista, outros meios são muito mais eficazes para esfoliar e manter a pele jovem por mais tempo. “Cremes esfoliantes e hidratantes para cada tipo de pele fazem muito mais efeito e deixam o rosto mais bonito sem causar danos”, pontua.