Romana Novais fez um lash lifting, técnica para acentuar a curvatura dos cílios – e, como consequência, teve uma ceratite química, condição grave que pode causar perda de visão
Usando o Instagram, Romana Novais, médica dermatologista e esposa do DJ Alok, relatou um susto vivido após um procedimento estético nos olhos. No dia seguinte à realização de um lash lifting, técnica simples que acentua a curvatura dos cílios, ela acordou com a visão embaçada e dor extrema, algo que resultou no diagnóstico de ceratite química.
Entenda o diagnóstico de Romana Novais, os riscos envolvidos no procedimento de lash lifting e como evitá-los ao máximo.
Romana Novais relata problema grave no olho após lash lifting

Com um dos olhos tampado por um algodão, Romana Novais surgiu nos Stories do Instagram para relatar um susto. Segundo a médica, um dia após fazer um lash lifting, procedimento simples e muito buscado atualmente, ela acordou sentindo dor muito intensa em um dos olhos.
“Abri o olho e não conseguia enxergar nada, absolutamente nada. Veio uma dor muito forte, era fulminante, severa… Nunca senti uma dor parecida em toda minha vida. Era dilacerante – parecia que estava corroendo meu olho”, declarou ela, afirmando já ter feito o procedimento outras vezes anteriormente.
Em seguida, Romana disse que, com dificuldades, recorreu via telefone a um médico oftalmologista que conhece. Ao descrever os sintomas e relatar o procedimento feito no dia anterior, o médico a diagnosticou com ceratite química e prescreveu uma conduta específica.
“Pediu para que eu lavasse bem o olho. Lavar em abundância ali naquele momento é o que ia me trazer um prognóstico melhor, danificar menos a córnea”, disse ela, que providenciou os colírios prescritos o mais rapidamente possível – incluindo um anestésico para controle da dor.
Por fim, Romana desabafou sobre o que sentiu durante a experiência buscando alertar outros adeptos de procedimentos estéticos.
“Foi traumatizante. É assustador o tanto que eu gritava e sentia medo. Sensação de: ‘Estou perdendo a visão’. Mulheres, deixo esse alerta aqui para vocês porque realmente foi a pior dor que já senti na vida. Se acontecer, precisa agir rápido!”, concluiu.
Lash lifting: o que é e quais os riscos

O lash lifting é um procedimento simples que, em algumas etapas e utilizando diferentes produtos, deixa os cílios mais alinhados e curvados. O efeito é parecido com o que se atinge ao usar máscara nos cílios, mas não é necessário usar nada no dia a dia – e o efeito, apesar de temporário, se prolonga por semanas.
Esse procedimento, porém, utiliza uma série de produtos que, a depender das circunstâncias, podem prejudicar a visão. Um dos exemplos é o ácido tioglicólico e seus derivados, usados para quebrar as proteínas dos fios e, assim moldá-los. Além disso, também se utiliza produtos neutralizadores e, às vezes, até tinturas.
Em geral, o lash lifting é um procedimento seguro, mas pode se tornar arriscado para a visão quando:
- O profissional não tem conduta ou especialização adequadas;
- A pessoa tem sensibilidade ou alergia a algum componente dos produtos;
- Os produtos são de má qualidade ou não são usados adequadamente.
Para evitar esse tipo de complicação, indica-se:
- Buscar profissionais com a devida qualificação;
- Pedir um teste de sensibilidade aos produtos utilizados;
- Avaliar se o local faz uso de proteção adequada;
- Avaliar se os produtos são de qualidade;
- Avaliar se o ambiente é devidamente higienizado.
Ceratite química após lash lifting: o que é o problema que Romana Novais teve?

A ceratite é uma inflamação da córnea, que é a camada transparente responsável por recobrir o olho. Essa condição geralmente surge com a infecção por bactérias, fungos, vírus ou parasitas – além de ocorrer também após a exposição do olho a certas substâncias.
O simples uso inadequado de lentes de contato ou itens de maquiagem podem bastar para que uma ceratite aconteça. Tudo depende dos micro-organismos ou das substâncias envolvidas, bem como da sensibilidade do organismo da pessoa.
Essa condição de saúde pode ser grave, e a gravidade depende da causa, do tamanho da lesão e do tempo ao qual a córnea ficou exposta ao agente causador do problema. Em alguns casos, o problema pode gerar úlceras, perfurações e cicatrizes na córnea – ou até perda significativa da visão.
Os sintomas de ceratite, incluindo a ceratite química, são:
- Dor intensa nos olhos;
- Visão embaçada;
- Sensibilidade à luz;
- Vermelhidão;
- Lacrimejamento em excesso;
- Sensação de de corpo estranho no olho.
Tratamento para ceratite química
O tratamento para qualquer condição que afeta o olho depende da avaliação cuidadosa de um especialista – ou seja, de um médico oftalmologista. Qualquer sintoma súbito, duradouro e impactante nos olhos (como perda de visão, dor forte e visão turva), inspira atenção e necessidade de cuidados.
Quando há o diagnóstico de ceratite, porém, o médico pode orientar o paciente a:
- Lavar o olho afetado com abundância;
- Buscar atendimento de urgência;
- Uso de medicações como colírios que variam a depender da causa do problema;
- Consultas de monitoramento.