Os ácidos ganham cada vez mais espaço no mercado de cosméticos por apresentarem propriedades que cuidam da pele e evitam o envelhecimento precoce. Dos mais comuns como o hiaulurônico e o retinóico até outros com nomes bem complicados, como o ferúlico e o kójico, todos eles trazem características particulares que ajudam em tratamentos de pele de deixam a cútis ainda mais bonita, firme e viçosa.
É claro que a indicação e dosagem, assim como a prescrição de um ou outro ácido, deve ser feita por um dermatologista. Somente o médico poderá determinar qual é o melhor tipo para as mais diferentes necessidades da pele.
Ácidos mais usados e seus benefícios
Os ácidos encontrados nos produtos de beleza podem vir acompanhados de outros ativos que potencializam os resultados na pele, como peptídeos, antioxidantes, substâncias nutritivas, entre outros.
E mesmo com tanta oferta de produtos com ácidos nas prateleiras, a escolha não deve ser feita sem antes passar por uma avaliação dermatológica de um especialista. Abaixo, veja como agem 10 tipos diferentes de ácidos e suas principais indicações para a pele:
1. Ácido Ferúlico
É encontrado das folhas e sementes de plantas como milho e arroz. Tem alto poder antioxidante, neutralizando os radicais livres e prevenindo o envelhecimento celular. Pode ser associado com vitamina C ou ácido ascórbico para o tratamento de rugas, linhas de expressão e manchas na pele.
2. Ácido salicílico
Um dos mais conhecidos para o tratamento de acne, já que ajuda a diminuir a oleosidade da pele. O salicílico consegue desobstruir os poros e combater os microrganismos causadores das inflamações.

3. Ácido glicólico
Indicado para tratamentos anti-aging, tem propriedades que potencializam a renovação celular, ajudando a diminuir rugas, linhas e marcas de expressão, conferindo um rejuvenescimento da pele.
4. Ácido Hialurônico
Esta substância é naturalmente produzida pela pele mas, com o avanço da idade, sua concentração diminui. Consequentemente, há queda da geração de fibras de colágeno e elastina, que mantém a firmeza da pele. É usado para recuperar a hidratação da pele e combater a flacidez, além de ação preenchedora de sulcos e rugas profundas na pele.
5. Ácido retinóico
Proveniente da vitamina A, este tipo de ácido estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais firme. É eficaz em peles com marcas, manchas e linhas de expressão. Também é usado no tratamento de estrias vermelhas e no complemento de cuidados contra a acne, já que desobstrui e evita a queratinização dentro dos poros.
6. Ácido kójico
Este poderoso clareador diminui a formação da melanina na pele. É indicado para tratamentos de manchas e melasmas. Possui em sua formulação a concentração de diversas espécies de fungos e tem propriedades que permite o uso até mesmo durante o dia.
7. Ácido azelaico
Possui ação que regula a oleosidade e produção de sebo na pele e, por isso, é um aliado para combater acnes e espinhas. Ajuda a diminuir os cravos, já que limpa os poros e tem ação antibacteriana e anti-inflamatória. Também pode ser usado no clareamento de manchas, especialmente o melasma, já que inibe a enzima tirosinase, responsável pela produção de melanina na pele.
8. Ácido maslínico
Pouco conhecido, este ácido derivado das azeitonas melhora a hidratação e promove a renovação celular. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando na recuperação de peles irritadas e com vermelhidão causadas pela exposição excessiva ao sol.

9. Ácido ascórbico
A conhecida vitamina C é antioxidante além de estimular a produção de colágeno. Ajuda a proteger a pele dos efeitos nocivos do sol e, ainda, melhora a textura da pele.