As rachaduras nos pés acontecem por fatores que vão desde a falta de hidratação no local até como sintomas de doenças mais graves, como hipotireoidismo e diabetes. Por isso, quando essas fissuras aparecem é preciso ficar atento e procurar um especialista para um diagnóstico e tratamentos precisos.
Em casa, receitas à base de água oxigenada, vinagre e enxaguante bucal não são recomendadas por especialistas, podendo inclusive agravar o ressecamento no local. Mas outros truques caseiros à base de produtos hidratantes como a vaselina, por exemplo, ou de ingredientes naturais, como a banana e o abacate, servem como aliados para deixar os pés macios e sem fissuras.
Como acabar com as rachaduras nos pés
A melhor forma de prevenir (e tratar) os pés rachados e secos está na hidratação, com cremes específicos para esta região do corpo. E evitar ações como lixar os pés e andar descalço ou com sapatos abertos.
Abaixo, confira 7 maneiras de acabar com este problema:
1. Vaselina
A vaselina tem um alto poder hidratante que regenera as rachaduras e confere um pé macio. A dica é passar à noite, antes de dormir e lavar pela manhã.
2. Plástico filme
É um truque que potencializa a hidratação: para isso, basta aplicar um hidratante e envolver os pés com o plástico filme, abafando a área para a ação mais efetiva do creme.
3. Meias grossas
Tem a mesma função do plástico filme, de envolver os pés e incrementar a ação do hidratante. A dica é usar meias grossas de algodão, que aumentam a temperatura dos pés e ajudam na penetração do produto na pele.
4. Pomadas milagrosas
Algumas pomadas baratinhas encontradas na farmácia têm ação hidratante e agentes emolientes capazes de recuperar as fissuras nos pés. Entre elas, está o Hipoglós, que contém vitaminas A e D, e o Bepantol, com pró-vitamina B5, que hidratam profundamente e promovem a renovação natural da pele, evitando o endurecimento e aspecto seco.
5. Óleos naturais
Opções de óleos naturais como de amêndoas, girassol, coco e gergelim têm alto poder hidratante que deixam os pés bem macios. O óleo de patauá também ajuda neste sentido. A dica de aplicação é a mesma: usar antes de dormir e deixar o produto agir a noite toda, de preferência, abafando os pés com plástico filme ou meias grossas de algodão.
6. Esfoliação
Não é recomendado lixar os pés, mas uma boa esfoliação remove naturalmente as células mortas da pele, retirando a secura dos calcanhares. Entre as receitas caseiras mais conhecidas, está a mistura de açúcar e mel, que deve ser usada uma vez por semana para manter os pés com toque acetinado.
7. Frutas que hidratam
Truques caseiros com frutas, como a banana e o abacate, deixam a pele dos pés suave e previnem o aparecimento das rachaduras. A banana tem elementos como magnésio, cálcio e potássio além de lipídios e vitaminas. Já o abacate é rico em é rica em vitaminas A, C, E. As duas frutas podem ser amassadas até formar uma pasta e usadas nos pés e calcanhares por até 20 minutos. Depois, basta enxaguar normalmente.