Um novo produto, à base de silício orgânico, promete ajudar as mulheres a conquistar um dos milagres de beleza mais buscados: fazer o cabelo crescer mais rápido. Perguntamos a especialistas se ele realmente deixa o cabelo mais longo em menos tempo. Veja o que eles disseram.
Leia também
Como fazer o cabelo crescer mais rápido: profissional dá dicas de ouro
Bepantol derma para o cabelo: como usar
4 dicas para finalmente ficar satisfeita com o corte de cabelo
Silício orgânico para o cabelo
O que é
A dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o silício orgânico biodisponível é uma molécula que pode ser usada como componente de alguma fórmula ou sozinha. A diferença dele para o silício dos alimentos está em sua biodisponibilidade. “Como esse silício é estabilizado em colágeno hidrolisado, o corpo consegue usá-lo de maneira mais efetiva que o silício dos alimentos, por exemplo”, explica.
Como ele age?
O farmacêutico Maurício Pupo, especialista em cosmetologia, explica que, conforme envelhecemos, perdemos a capacidade de absorver o silício dos alimentos. Com a falta de silício, vai haver enfraquecimento da matriz extracelular da pele, de onde nascem o colágeno, a elastina e o fio de cabelo e, portanto, eles não serão produzidos da mesma maneira que antes. O cabelo pode fica mais fino e cair com mais facilidade do couro cabeludo.
Funciona?
Um estudo feito pela Universidade de São Paulo e publicado na revista Journal of Investigative Dermatology avaliou o impacto do suplemento de silício orgânico para o cabelo de 34 mulheres com idade entre 17 e 57 anos. Elas responderam a um questionário avaliando a qualidade de seus cabelos antes e depois do tratamento e os pesquisadores analisaram a habilidade do cabelo em manter a integridade de suas proteínas mesmo sob condições fisicamente e quimicamente estressantes. Eles também mediram o crescimento capilar mensalmente. Eles encontraram que:

– 83% das pacientes sentiram que a qualidade do cabelo havia melhorado;
– 79% das pacientes tiveram aceleração do crescimento capilar;
– Nessas mulheres, houve um aumento médio de 37% na velocidade de crescimento capilar;
– Houve diminuição da perda de proteína dos fios de cabelo.
Apesar de indicar um benefício, esse estudo, de acordo com a dermatologista Carolina Marçon, não pode ser encarado como algo definitivo. “É preciso que sejam feitas outras pesquisas para que se possa afirmar que o silício biodisponível realmente traz esses benefícios para o cabelo”.
Queda de cabelo
Carolina Marçon explica que a deficiência de silício pode estar relacionada também à queda de cabelo, mas que essa não é uma causa comum. “Nesse caso, o médico pode solicitar exames de sangue para avaliar os níveis da substância e indicar o suplemento”, explica.
Pode fazer mal?
De acordo com a dermatologista, não existem evidências suficiente para saber se esse produto pode trazer algum prejuízo para a saúde. No entanto, a Anvisa regulamenta sua comercialização, o que indica que ele passou em seus testes de segurança. Para evitar riscos, consulte um médico antes de começar a tomar o suplemento de silício orgânico biodisponível.

Como tomar silício orgânico para o cabelo
Além das cápsulas, atualmente existe suplemento de silício orgânico biodisponível em forma de chiclete, spray, refresco, chocolate, bala e até cappuccino. As apresentações menos usuais são boas opções para pessoas que não se adaptam bem às cápsulas.
O farmacêutico Maurício Pupo explica que devem ser tomadas, em média, entre 100 e 300 mg por dia, sempre de acordo com a recomendação médica.