Teste dos dedos revela se você nasceu para ter franja: especialista em imagem ensina

Está em dúvida se deve ou não fazer uma mudança radical? Descubra agora mesmo!

Cortar a franja ou não? A dúvida é bastante comum e antes de se arriscar com a tesoura no salão de beleza, é válido fazer um teste simples que revela se você nasceu ou não para exibir uma franja.

Teste: franja combina com seu rosto?

De acordo com a maquiadora e estrategista em imagem pessoal Renata Meins, um teste rápido com os dedos pode indicar se seu rosto combina com um corte de cabelo com franja.

O primeiro passo é fazer a medição da testa com os dedos. Junte os dedos médio e indicadores e posicione acima da sobrancelha.

(Crédito: Reprodução/YouTube/Renata Meins)

Se os dois dedos praticamente tocarem a raiz dos cabelos, significa que você tem uma testa muito pequena e, por isso, a franja pode achatar o seu rosto, explica a especialista.

(Crédito: Reprodução/YouTube/Renata Meins)

Se não foi o seu caso, faça outro teste, medindo da mesma forma, mas usando três dedos acima da sobrancelha. Se o dedo superior tocar a raiz, sinal de que você também não tem espaço suficiente para adotar a franja.

(Crédito: Reprodução/YouTube/Renata Meins)

Por fim, meça a testa com 4 dedos. Se o seu último dedo superior alcançou a raiz dos cabelos, significa que você tem a medida perfeita para usar uma franja. A profissional afirma que o espaço entre a raiz do cabelo e a sobrancelha, neste caso, é harmonioso.

Franjas: quantidade de cabelo e formato do nariz

Renata afirma também que outros fatores além do tamanho da testa podem influenciar na decisão de adotar ou não um corte de cabelo com franja.

(Crédito: Reprodução/YouTube/Renata Meins)

A quantidade de cabelo, por exemplo, precisa ser levada em consideração. Para este teste, coloque a parte da frente do cabelo sobre o rosto, fazendo a divisão do triângulo, da mesma forma como se fosse realizar o corte. Avalie se o cabelo deixa sua testa aparente. Se sim, significa que uma franja lateral pode ser mais indicada do que uma franja reta.

No caso do formato do nariz, trata-se de uma escolha pessoal. A franja, diz a maquiadora, pode achatar um pouco o rosto, ressaltando outros traços, principalmente o nariz, que é a parte mais proeminente. Portanto, se você não gosta muito do formato do seu nariz, talvez deva evitar usar uma franja.

Cabelos: dicas e inspirações