Tranças: como fazer

A moda da trança voltou mais prática e fácil de ser feita. Você pode deixar de lado aquele penteado complicado e cheio de truques. Novas tendêcias chegaram para facilitar a sua vida.

Com muitas formas, tamanhos e modelos, fica difícil saber qual usar. Mas para cada tipo de cabelo, existe uma opção de trança diferente. Se ele for curto, opte pela trança lateral ou em tiara. Elas podem ser feitas com um pedaço da franja ou uma mecha de fio da lateral do cabelo, deixando o penteado mais romântico.

Se você tem cabelos longos e quer diminuir um pouco as madeixas, invista na trança coque. Elas proporcionam um look mais sofisticado e comportado. Querendo inovar e sair do tradicional, aproveite e desfie um pouco os fios na hora de fazer a trança, isso pode dar um look mais charmoso e jovial.

Robson Righetto, cabeleireiro do Studio W ensina passo a passo como fazer alguns modelos de tranças pra você mudar o visual sem sair de casa.

Acompanhe na galeria ao lado.

Trança Chicote- Cabelo ideal para ocasiões informais-Divida o cabelo de lado (de preferência para o lado que ele melhor se acomoda). Esta divisão deverá vir da lateral;- Na parte de traz, divida o meio da cabeça (separando assim um lado do outro);- Pegue um lado do cabelo já divido na altura da orelha e divida esta mecha principal em quatro mechas de forma igual;- Faça o movimento de trança com uma mecha sobrepondo à outra (sendo sempre as mechas de fora que cruzam com as do meio);- Para finalizar, coloque elástico de acabamento na ponta da trança e prossiga da mesma maneira com a outra lateral do cabelo.

Este look é bem moderno e traz um ar de glamour a quem usa.-Faça um rabo-de-cavalo no topo da cabeça com o auxilio de um elástico e dois grampos para prender este rabo (isso faz com quem ele fique mais firme e preso ao coro cabeludo);-Pegue uma mecha fina do cabelo e torça em volta do elástico para escondê-lo. Prenda com grampo a ponta desta mecha;- Separe todo o rabo em três partes iguais, com isso, proceda à trança do modo tradicional (de dentro para fora);- Pegue a mecha da esquerda, cruze com a da direita e depois a do meio com a esquerda (este movimento deve ser feito com a mão posicionada com as palmas para cima para obter ter um resultado de uma trança mais cheia);-Prossiga com o movimento até a ponta;-Coloque um elástico pequeno de acabamento da cor do cabelo;- Para abaixar o frizz, utilize pomada de consistência maleável, pois desta maneira o cabelo não fica com ar de duro e pesado (esta pomada poderá ser passada na estrutura do rabo e na trança também).

– Para este penteado, projete todo o cabelo para traz em formato de um rabo-de-cavalo;-Divida o comprimento do cabelo em três mechas e prossiga a trança tradicional, onde a lateral esquerda cruza com a lateral direita e assim sucessivamente ate o termino do comprimento do cabelo;-Para terminar coloque elástico de da cor do cabelo.

– Para este penteado, é necessário repartir o cabelo de lado- Faça como o rabo-de-cavalo direcionado ao mesmo lado da repartição escolhida- Divida este comprimento em três partes e proceder à trança, mas de forma que fique bem frouxa, pois este look é bem natural e romântico também;- Para finalizar, coloque elástico de acabamento incolor e faça dois nós sobrepondo um ao outro para este acabamento na ponta;- Importante: deixe uns quatro dedos depois do elástico para este acabamento final.

– Este penteado é um pouco mais elaborado, mas com certo treino é possível de ser feito sozinho;- Dividida o cabelo ao meio;- Separe o lado direto do esquerdo;- Do lado direito próximo a nascente do cabelo na região frontal, dê um espaço de três dedos e separe três mechas;- Prossiga a trança tradicional onde o lado direito cruza em relação ao lado esquerdo, e a cada vez que for cruzar deve-se pegar uma pequena quantidade de cabelo que esta solto em forma de diagonal onde esta mecha irá se juntar a mecha de fora para cruzar com a mecha oposta – também de fora;- Do outro lado, prossiga da mesma forma. Pegar a mecha que ira cruzar e alimentar com o cabelo solto com divisão diagonal em relação a trança e assim proceder ate o término da trança;- Finalize com elástico incolor;- Caso deseje, faça o mesmo procedimento na outra lateral.

– Para este penteado, é necessário deixar o cabelo solto;- Na parte posterior da cabeça, mais o menos na região da nuca, separe uma mecha de mais ou menos três dedos de largura por três dedos de comprimento em um formato de quadrado;- Fazer uma trança tradicional com cruzamento lateral, assim até terminar o comprimento do cabelo;- Finalizar com elástico da cor do cabelo;- Para montar o penteado, coloque esta trança ao redor da cabeça como uma tiara onde a ponta deve encontrar com o início da trança na região da nuca;- Para fixar esta trança, são necessários grampos que deverão ser colocados posicionados para as laterais, em paralelo em região à curvatura da cabeça.