Algumas áreas do corpo sofrem mais com a secura e atrito da pele: os pés nem sempre são lembrados na rotina diária de cuidados e, por isso, tendem a ficar mais ressecados.
Para combater as rachaduras e deixar os pés ainda mais macios, a dermatologista Dra. Daniela Lemes, diretora médica da Slim Clinique, indica o uso de cremes hidratantes que levam vaselina em sua composição ou apostar na dobradinha hidratante + vaselina, que protege a pele contra a perda de água excessiva.
Vaselina para pés rachados
Aquela vaselina do tempo da vovó blinda a pele e forma uma barreira lipídica contra as agressões externas. Especialmente em partes do corpo que ficam mais expostas, como os pés, por exemplo.
Segundo a dermatologista, a vaselina é ideal para ser usada em áreas ressecadas e com rachaduras, além de ser indicada para pessoas com diabetes e alterações na tireoide, como o hipotireoidismo – doenças que causam uma desidratação ainda maior na pele.
A médica afirma, ainda, que é melhor usar um creme à base de vaselina do que o produto puro. Dessa forma, o poder de hidratação será potencializado graças aos ativos presentes no creme, somados aos benefícios encontrados na vaselina.
Como hidratar os pés de forma correta
A dermatologista Dra. Vanessa Metz, da Vasenol, explica que para hidratar os pés (e o corpo todo) de forma assertiva não basta apenas aplicar a vaselina.
O produto serve como complemento na rotina diária de cuidados de beleza, que inclui a hidratação da pele ao menos duas vezes por dia, ingestão de pelo menos dois litros de água, além de evitar banhos muito quentes.