Como usar calça larguinha no verão: apresentador do “Esquadrão da Moda” ensina

Uma das maiores apostas para o verão 2016 é a calça de seda, modelo larguinho e geralmente estampado que remete bastante à moda praia, porém com corte e material mais sofisticados. Com o uso de algumas regras, o item vira um grande aliado contra o calor também no ambiente urbano, podendo ser usado em situações casuais, tanto de dia como à noite, e até mesmo no meio profissional de maneira bem elegante.

Leia também:
Como usar calça flare: 21 looks para se inspirar
Como usar camisa social: 4 looks que vão do trabalho ao happy hour
Como usar calça de cintura alta: 18 looks e dicas MUITO úteis

“São maravilhosas para o verão. Estou vendo muito as calças de seda em tons de areia, de verde e de azul. Acho que é o que vai acontecer na próxima estação”, opina o consultor de moda, stylist e apresentador do programa “Esquadrão da Moda” (SBT) Arlino Grund.

Segundo ele, que é autoridade no quesito montagem de looks, o primeiro cuidado que se deve ter ao optar pela peça é contrabalancear o volume na parte de cima. “Pense que você está usando uma calça larga, então, está adicionando volume. Se coloca uma camisa larga também, tem que ter muito estilo e personalidade para segurar essa produção”, afirma.

Combinar partes de cima e baixo volumosas pode sabotar seu look pois, além de fazê-la parecer maior e mais cheinha, o visual corre o risco de parecer desleixado. Para quem quer “seguir por um caminho mais calmo”, Arlindo sugere usar uma parte de cima mais ajustada ao corpo. “Pode ser uma camisa, um top de seda ou até um cashmere, que também fica muito bacana”, indica.

Outro cuidado que o especialista destaca é com a proporção. Para mulheres que já têm o quadril maior do que os ombros, usar a calça de seda com uma camisa muito justa irá realçar ainda mais esse contraste. “O corpo vai ficar no formato triângulo e, com isso, o quadril aumenta ainda mais”, diz. Se você não deseja obter este efeito, procure equilibrar a peça com uma parte de cima ajustada, mas não muito apertada.

Por fim, ele sugere o uso da terceira peça para trazer mais elegância e graça ao look. “Amo a terceira peça em qualquer momento, desde acordar até a festa mais importante da vida”, brinca. Blazer, colete e camisa aberta são algumas opções.

Inspire-se em alguns looks com calça de seda e veja mais dicas para usar a peça:

Para um look chique, opte por uma sandália fina e aberta de salto alto ou scarpin.

Para quem não gosta do salto, sapatilhas de bico fino são boas substitutas.

Use e abuse de acessórios, especialmente os metálicos: eles deixarão o look mais urbano.

Para finar a silhueta e evitar um look muito largo, use a camisa soltinha por dentro da calça. Um cinto também ajuda a dar mais acabamento ao visual e marcar a cintura.

Se quiser ousar, você pode combinar a calça de seda com um calçado de estilo contrastante, como o tênis.

Em ambientes que não exigem formalidade, a rasteirinha é uma excelente opção de calçado.