Despedida de solteira: 5 dicas para organizar

A festa de despedida de solteira é um ritual de passagem para a noiva. Ela representa o encerramento de um ciclo que até então vinha sendo dividido com as amigas e marca a transição para uma nova fase da vida, que agora será compartilhada com o companheiro. Por isso, a tradição manda concluir esta etapa com uma última noitada como solteira com as fiéis parceiras.

Leia também:

Drinques para casamento: dicas para não errar no open bar da festa

Vestido de noiva de cada signo: o que priorizar na hora da escolha

Como fazer o Save the Date de casamento

É claro que a “noitada”, neste caso, é simbólica. O tipo de comemoração depende do perfil da noiva, e varia desde uma reunião tranquila em casa até uma balada regada a champanhe e strippers.

Seja como for, esta é uma tradição que não pode ser deixada de lado. Tatiana Goldstein, CEO do CasarCasar, portal especializado em organização de casamentos, ensina 5 dicas para facilitar o planejamento da despedida de solteira e tornar o momento ainda mais inesquecível.

Trabalho das madrinhas
A responsabilidade pela organização da despedida é das madrinhas, já que a futura ex-solteira, a este ponto, já deve estar pirando com os detalhes do casamento. Cabe a elas definir o tema da festa e local, cuidar da decoração, comes e bebes, enviar convites, pensar em brincadeiras e tudo mais. O ideal é que a noiva eleja uma ou, no máximo, duas pessoas de confiança com antecedência para que fiquem encarregadas desta incumbência.

Escolha do local
O primeiro ponto a ser definido é o estilo da festa. Sua amiga é baladeira e gosta de uma farra? Reserve um espaço em uma balada ou clube de strip-tease. Ela faz o tipo mais reservado? Combine uma tarde de coquetéis com brincadeiras e papo descontraído.

Lista de convidadas
É muito importante que a noiva se sinta à vontade na festa, como se estivesse de fato curtindo uma ‘noite das mulheres’ como as que vocês costumavam ter. Por isso, a recomendação de Tatiana é que todas as convidadas sejam, de alguma forma, importantes para a noiva. Nada de chamar toda a lista dos amigos do Facebook, ou as meninas do lado do noivo que nem são tão íntimas assim. O ideal é um encontro só com as melhores amigas.

Brincadeiras
Jogos divertidos não podem faltar para animar a festa (e deixar a noiva bastante constrangida). Algumas sugestões são: adivinhações, entrega de presentes, jogos com drinques, danças, canto e até brincadeiras picantes.

Toque final
Para dar um toque especial ao evento e torná-lo ainda mais memorável, a dica de Tatiana é tirar muitas fotos da despedida de solteira e, depois, distribui-las entre as amigas, agradecendo a presença com uma lembrancinha única e original.