Pérolas são como patrimônios e, normalmente, representam peças de valor sentimental muito maior que o financeiro. Por isso, as joias com pérolas e madrepérolas muitas vezes passam como herança de mãe para filha, de geração para geração e podem permanecer anos em uma mesma família.
Como limpar pérolas e madrepérolas
Mesmo sendo considerados acessórios que têm validade para uma ou mais vidas inteiras, para manter as joias permanentemente brilhosas é preciso levar em consideração algumas dicas de limpeza, principalmente, se tiverem delicadas pérolas verdadeiras.
Ingredientes
- sabão neutro e água corrente
- azeite de oliva ou óleo de amêndoas
- pano/flanela ou papel macio
Passo a passo
A designer Cris Lemos da CiS Joias esclarece que para limpar pérolas e madrepérolas é preciso antes usar uma flanela ou algodão secos para eliminar primeiro os resíduos dos cosméticos e suor. Em seguida, é preciso também usar sabão neutro e água fria, mas sem deixar de molho.
É só enxaguar bem e secar com pano ou papel bem macio. No entanto, a profissional enfatiza que não se deve lavar pulseiras ou colares de pérolas, pois a umidade enfraquece o fio de seda. “As pérolas e madrepérolas ganham brilho se friccionadas levemente com azeite de oliva ou óleo de amêndoas”, recomenda como alternativa.
Na hora de armazenar, as joias devem ser guardadas individualmente para evitar que sejam arranhadas. “Vale usar um pedaço de pano macio, de preferência 100% algodão, para lustrar a peça e deixá-la livre de qualquer tipo de resíduo, como por exemplo, maquiagem e oleosidade da pele”, explica a especialista.