Toda moça já sonhou se casar um dia, com direito a cerimônia, festa, buffet para casamento e todo o glamour que o momento exige. Mas, muitas vezes, a ansiedade é tanta que muitas sonhadoras se esquecem de voltar a realidade quando estão prestes a realizar a sua maior vontade. É pensando em você, romântica sonhadora, que preparamos este guia com o objetivo de auxiliá-la quando estiver a um passo do altar.
Por mais moderna que seja, a cerimônia religiosa deve seguir regras importantes para que aconteça conforme o desejado pelos noivos. Existem diferentes possibilidades para o cortejo inicial:
Situação 1: O noivo e o padrinho já se encontram no altar; os padrinhos dos noivos entram lado a lado (damas ao lado direito, sempre). O casal menina das flores e menino das alianças entra em seguida, após os padrinhos estarem devidamente posicionados no altar. Então, o oficial da cerimônia segue até o altar. Em seguida, a noiva entra com o seu pai, ou com outro acompanhante ou, ainda, sozinha. O noivo, então, dá o seu braço esquerdo à noiva e leva-a até ao altar, quando a missa matrimonial será iniciada.
Situação 2: Diferentemente da situação 1, o padrinhos do noivo e da noiva são quem entram primeiro. Depois é a vez da mãe da noiva percorrer o trajeto de braço dado com o pai do noivo, enquanto o noivo é acompanhado por sua mãe pela esquerda. Devidamente postos, é a vez do oficial da cerimônia seguir-se ao seu local para que recepcione a menina das flores e menino das alianças. Como é tradição, a noiva entra por último de braço dado com o seu pai, com outro acompanhante, ou mesmo sozinha.
Durante a cerimônia, a madrinha deve ajudar a noiva a colocar o véu sobre a face antes de entrar na cerimônia. Caberá ao pai ou acompanhante dela levar até ao altar, levantar o véu e dar-lhe um beijo fraternal. A madrinha ainda deverá ter o cuidado de verificar se o véu da noiva está em perfeitas condições depois do pai da noiva o levantar.
É nesse momento que os corações apaixonados suspiram. O noivo dá o seu braço esquerdo à noiva e leva-a até ao altar para que missa matrimonial seja iniciada. Cabe ressaltar que, se a noiva tiver uma cauda do vestido muito grande, o pai pode acompanhá-la do seu lado esquerdo, para que quando a deixar no altar não tenha de dar uma volta muito grande em torno da cauda do vestido, para chegar ao seu lugar.
Ao fim do casamento, a noiva e noivo sairão juntos, de mãos ou braços dados, em primeiro lugar. Na sequência: menino das alianças e menina das flores, madrinhas e padrinhos e os convidados.
Seja no campo, na mansão ou na igreja, não importa o local em si uma vez que o altar estará devidamente montado para que consiga receber e cerimônia como manda o figurino. Uma dica importante para aqueles que optam por casar religiosamente, mas fora da igreja: procure saber se a autoridade religiosa está autorizada a realizar casamento fora da comunidade. Depois de tudo isso, só seguir para o altar e ser feliz para sempre.