Assim como as roupas, os cortes de cabelo também acompanham tendências ao longo dos anos. Franja, chanel, volumoso, repicado, todos esses estilos mudam conforme a música, ou melhor, conforme a moda. Fica a dúvida: quando você nasceu, qual era a corte bafão que abalava as madeixas das mulheres?
Linha do tempo dos cortes de cabelo
1970 – 1975: cabelos curtos e volume
Os anos 70 resistiu às mudanças. O início da década ainda tinha muitos resquícios dos cabelos dos anos 60, ou seja: o curtinho, as pontas viradas para cima e as ondas com bastante volume. Mas já se via um pouco das tendências seguintes, como as franjas, as madeixas em camadas e as influências hippies.
1975 – 1980: os anos do volume
Vários estilos invadiram essa época, os black power estavam em alta, assim como as franjas lisas e o corte pantera, no maior estilo Farrah Fawcett. E, claro, muita gente misturava mais de um estilo, principalmente se incluíssem franjas.

1980 – 1985: década do exagero
A década de 80 é conhecida como a década do exagero. A moda era marcada por cores, glitter, ombreiras e com os cabelos não foi diferente. As madeixas eram cheias de volume e os cachos estavam em seu auge. Foi nessa época que surgiram os mullets – quando o volume é concentrado na frente, cortado mais curto e repicado (o famoso corte Chitãozinho e Xororó).
1985 – 1990: reinado dos mullets
O volume e os cachos continuavam em alta, tanto que muitas mulheres com cabelos lisos aderiram ao permanente em busca dos caracóis. Os mullets estavam com tudo nesse período. Além deles, os sidecuts – quando a lateral do cabelo é raspada e o resto continua longo – também faziam muito sucesso.
1990 – 1995: franjas fininhas e lisas
Os mullets permaneceram firmes e fortes no início da década de 90, mas muitos outros estilos de cabelo surgiram nessa época. O curtinho espetado, os penteados com gel, as mechas coloridas, tudo isso fez parte dos últimos anos do século 20. As franjas lisas com cabelos cacheados e as franjas bem fininhas também eram moda na época.
1995 – 2000: era da Rachel
A principal marca dos anos 90 foram as franjas. Outros penteados que fizeram sucesso na década foram os rabos de cabelo bem altos e presos com elásticos bem volumosos, além dos cabelos repartidos ao meio. No final da década, quem deu o tom das madeixas foi uma personagem do seriado Friends. O corte repicado com bastante volume e fixador ficou conhecido como “corte Rachel”.

2000 – 2005: fios bagunçados
As madeixas bagunçadas disputavam espaço com os ondulados ou cacheados com franja lisa e as mechas bem marcadas. As trancinhas bem finas e os acessórios estavam com tudo também.
2005 – 2010: o império dos lisos
No final da década de 2000, as camadas e repicados estavam em todos os cabelos. As franjas passaram de curtas para maiores e laterais. O rabo de cavalo com fios soltos e o coque desarrumado eram muito comuns. Nessas época os cabelos lisos ganharam força total (haja progressiva!) e as pontas viradas para fora viraram tendência.
2016 – (…) – assumindo a coroa
Desde 2016, há um movimento significativo de mulheres assumindo as madeixas naturais. Meninas que foram apresentadas desde cedo à progressiva estão deixando o crespo aparecer como coroa. Pessoas com cabelos crespos e cacheados nunca tiveram tanta opção de produtos e de cortes de cabelo.

Cortes de cabelo
- Cortes de cabelo que fazem você parecer mais jovem
- 10 dicas para acertar no corte de cabelo
- Cortes de cabelo chanel: 10 tipos, do clássico ao ‘long bob”