Cor do verão 2025 é de qual paleta? Como usar o verde-sálvia da moda seguindo sua cartela

Quente, essa cor combinará com a estação e pode ser usada de maneiras bem ousadas

Apesar da Pantone eleger o Mocha Mousse como cor de 2025 e de tons pastel, vermelho e laranja serem as apostas das marcas de moda, há uma cor que será a sensação no próximo verão. Esse é o caso do verde-sálvia.

Destaque nas coleções de muitas lojas, ele deve bombar na estação mais quente do ano. No entanto, será que ele seria tão democrático assim? Quais as melhores combinações para ele? Entenda melhor abaixo.

Verde-sálvia: como e quem pode se beneficiar dessa cor?

(Crédito: Reprodução/Instagram @usepronta)

Embora não seja uma regra usar apenas cores dentro da sua cartela, há, claro, belezas que são mais valorizadas por determinados tons. No caso do verde-sálvia, por exemplo, pessoas dentro das paletas de Outono e Primavera podem se beneficiar mais, como explica a consultora de estilo Letícia Leite.

“Esse tom de verde é quente, tem mais pigmento amarelo do que pigmento azul”, afirma. Ainda assim, há uma singela alteração no tom entre as duas cartelas. “As de Primavera, que podem ser Clara, Quente e Brilhante, representam uma variação levemente mais intensa e vibrante do verde sálvia. Já as de Outono, que podem ser Suave, Quente e Profundo, trazem variações mais opacas e escuras dessa tonalidade”, completa a especialista.

Ainda assim, quem se enquadra nas cartelas de Verão e Inverno também podem aderir à tendência. Se quiserem diminuir os impactos da cor a dica de Letícia Leite é distanciar as peças do rosto. “Se o verde sálvia não estiver na sua paleta, a dica é usá-lo em peças de roupa que fiquem longe do rosto, como calças, shorts e saias, e em acessórios, como bolsas e sapatos. Assim, a cor não refletirá direto no seu rosto e não impactará na sua coloração pessoal”.

(Crédito: Divulgação/Zara)

Como combinar?

Já pensou em usar o tom do momento com outra peça de cor preta ou branca? Por que não ir um pouco além?

Para quem não quer errar, a dica é apostar em uma combinação monocromática. “Combine com uma variação de verde, seja mais claro ou mais escuro, mais intenso ou mais suave. Esse tipo de combinação tende a passar uma imagem mais elegante e sofisticada”, sugere a consultora.

É possível ainda fazer combinações análogas e complementares, como: azul (análoga), amarelo (análoga)
e rosa (complementar). Além disso, para os mais ousados, a mistura de três ou mais cores é uma ótima sugestão. Você pode, por exemplo, apostar em um combo com amarelo e laranja, para um resultado de combinação análoga, ou laranja e violeta para uma coordenação complementar.

(Crédito: Divulgação/C&A)

“Para identificar quais cores são análogas e complementares, você pode consultar um círculo cromático. As cores análogas são as que ficam lado a lado no círculo, seja para a direita ou para a esquerda. Já as cores complementares são as que ficam opostas no círculo cromático”, ensina Letícia.

Já para ter certeza da sua cartela, a sugestão é fazer um teste de Coloração Pessoal com um profissional.

Moda