A Sophia Mind realizou pesquisa para identificar de que forma as novelas influenciam no cotidiano e nos hábitos das mulheres.De acordo com a pesquisa, 83% das mulheres tem o hábito de assistir à novelas na TV. Algumas acompanham por completo, outras assistem alguns episódios. A pesquisa mostra que 48% delas não perdem o horário de sua novela preferida e praticamente metade das entrevistadas aproveita para adiantar os afazeres domésticos para assisti-las.
Porém, sair correndo do trabalho para não perder o episódio não é um hábito muito comum entre as mulheres. Os resultados da pesquisa indicam que 43% delas discordam desse comportamento. Além disso, deixar de fazer um programa fora de casa para ver a trama é algo que apenas 50% das mulheres faz.
As tendências mostradas na televisão e, principalmente nas novelas, vão diretamente para o dia a dia e hábitos de mulheres e homens. A pesquisa conclui que para as mulheres pintar as unhas, se maquiar e comprar acessórios estão estre as atividades mais realizadas com inspiração em personagens. Além disso, 66% delas afirmaram já terem comprado alguma peça de roupa inspirada nos looks das personagens da TV.
Dentre os artigos femininos usados, desde roupas até bijuterias, o esmalte foi considerado como o mais comprado pelas mulheres, seguido por vestido, blusa e sapatos. Em média as mulheres assistem entre uma e duas novelas por dia, acompanham os capítulos principalmente nos sites das novelas nos portais das emissoras e nos sites de fofoca.
Sophia Mind é uma unidade de negócios do Grupo Bolsa de Mulher dedicada à inteligência de marketing com foco no conhecimento das mulheres por meio de pesquisas e análises de mercado.